Actigrafia: para que serve?

O sono é um processo ativo onde ocorrem diversos eventos fisiológicos, como redução da frequência respiratória, da frequência cardíaca e do tônus muscular, além de alterações na liberação hormonal e na termorregulação, contribuindo para a restauração de processos fisiológicos, a consolidação da memória e a regulação circadiana.

Actigrafia-4

 

A actigrafia é um método não-invasivo e simples de monitoramento do ciclo atividade-repouso. O actígrafo é semelhante a um relógio de pulso, que usado pelo prazo definidos de dias a semanas, possibilita a obtenção de informações sobre os horários habituais de sono a partir da movimentação do paciente.

 

Actigrafia-2

 

Pode-se constatar, por exemplo, aumento ou redução do tempo de sono, avanço ou atraso do período de sono. Terminado o tempo determinado de estudo, o dados registrados no actígrafo são transferidos para um computador, onde são analsados e interpretados.

Actigrafia - 3

 

Mauro Passos – CRM- GO 9733

Mais vistos

Artigos e notícias com maior número de visualizações
  • Actigrafia: para que serve?

    O sono é um processo ativo onde ocorrem diversos eventos fisiológicos, como redução da frequência respiratória, da frequência cardíaca e do tônus muscular, além de alterações na liberação hormonal e na termorregulação, contribuindo para a restauração de processos fisiológicos, a consolidação da memória e a regulação circadiana.   A actigrafia é um método não-invasivo e […]

  • Cardioversão Elétrica Sincronizada Eletiva (CVES)

    (http://www.dreamstime.com/stock-image-image40308701) A cardioversão elétrica é um procedimento na maioria das vezes eletivo, em que se aplica o choque elétrico de maneira SINCRONIZADA, ou seja, o paciente deve estar monitorado no cardioversor e este deve estar com o botão de sincronismo ativado, pois a descarga elétrica é liberada na onda R, ou seja, no período refratário. […]


Siga-me no Facebook

Curta a página do Dr. Mauro Passos