Tilt Test (Teste de Inclinação Ortostática)

Tilt Test - 4

 

É um exame complementar que procura encontrar uma causa para desmaios (com perda da consciência, também chamado de síncope) ou “quase-desmaios” (lipotimia ou pré-síncope). Investiga-se que se o que está causando uma destes problemas é um desequilíbrio no sistema automático de controle da pressão arterial e da frequência cardíaca (este desajuste pode ser responsável por até metade dos casos).

Protocolo:

• Inicialmente, o médico vai pedir para que você se deite numa maca. Procure relaxar neste momento.

• A seguir ele vai colocar eletrodos como se você fosse realizar um eletrocardiograma.

• Após um período deitado, a maca é elevada até um ponto determinado (você vai ficar numa posição quase em pé). Nesta posição, procure ficar tranquilo, e encontre uma posição confortável para ficar (é muito importante ajustar o equilíbrio com as pernas nestes primeiros instantes da elevação). Depois que você estiver se arrumado na posição em pé (isto leva apenas alguns segundos), você deverá ficar imóvel da cintura para baixo.

ATENÇÃO: O menor movimento das pernas pode alterar o resultado do teste.

Durante o teste, o seu sistema de ajuste natural da pressão estará sendo testado. Se ele estiver bem, você não sentirá nada. Por outro lado, pode ser que você comece a sentir mal-estar, tontura ou outros sintomas. Não deixe de contar ao médico tudo que você está sentindo durante o exame.

O objetivo do exame, durante o Tilt Test, é o aparecimento daquilo que você sente no seu dia a dia.

IMPORTANTE: Caso seja necessário, o médico poderá sensibilizar (aumentar a positividade) do teste usando um comprimido embaixo da sua língua, chamado Isordil.

Maca-de-Tilt-Test

Maca de Tilt Test em local adequado (amplo), ao lado de um Carro de Emergência com Desfibrilador/Cardioversor e Medicações.

Antes do procedimento:

• É importante que você esteja em jejum de pelo menos 8 (oito) horas;

• Muitas vezes é necessário suspender a medicação cardiológica (consulte seu médico);

• Usar roupas leves.

Após o procedimento:

• Após o exame, tome ou coma alguma coisa;

• O laudo ficará pronto em 24 horas;

• Qualquer dúvida, esclareça com o seu médico.

Você poderá reassumir suas atividades habituais logo após o exame.

 

Mauro Passos – Cardiologista – CRM: 12811-DF e 9733-GO

Mais vistos

Artigos e notícias com maior número de visualizações
  • Actigrafia: para que serve?

    O sono é um processo ativo onde ocorrem diversos eventos fisiológicos, como redução da frequência respiratória, da frequência cardíaca e do tônus muscular, além de alterações na liberação hormonal e na termorregulação, contribuindo para a restauração de processos fisiológicos, a consolidação da memória e a regulação circadiana.   A actigrafia é um método não-invasivo e […]

  • Cardioversão Elétrica Sincronizada Eletiva (CVES)

    (http://www.dreamstime.com/stock-image-image40308701) A cardioversão elétrica é um procedimento na maioria das vezes eletivo, em que se aplica o choque elétrico de maneira SINCRONIZADA, ou seja, o paciente deve estar monitorado no cardioversor e este deve estar com o botão de sincronismo ativado, pois a descarga elétrica é liberada na onda R, ou seja, no período refratário. […]


Siga-me no Facebook

Curta a página do Dr. Mauro Passos