Visita ao “Instituto Ricardo Brennand (IRB)”

Em 2004, dois anos após sua fundação, tivemos a oportunidade de conhecer o “Instituto Ricardo Brennand (IRB)”. E, lógico, aproveitei para fazer algumas fotos. Trata-se de uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea. Fundado pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, o instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por três prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças, circundados por um vasto parque.

Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post, com vinte obras.

Chamou-me especial atenção uma réplica do “Pensador” de Rodin. O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 000 peças, a maior parte proveniente da Europa e da Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI. A biblioteca do instituto possui mais de 60 mil volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras.

Fontes: Instituto Ricardo Brennad (http://www.institutoricardobrennand.org.br/index2.html), Wilkipedia e outras.

Instituo Ricardo Brennad -1

Instituo Ricardo Brennad - 3

Instituo Ricardo Brennad - 4

Instituo Ricardo Brennad - 2

rsz_irb-2

rsz_irb-03

rsz_irb-01

 

Mais vistos

Artigos e notícias com maior número de visualizações
  • Cardioversão Elétrica Sincronizada Eletiva (CVES)

    (http://www.dreamstime.com/stock-image-image40308701) A cardioversão elétrica é um procedimento na maioria das vezes eletivo, em que se aplica o choque elétrico de maneira SINCRONIZADA, ou seja, o paciente deve estar monitorado no cardioversor e este deve estar com o botão de sincronismo ativado, pois a descarga elétrica é liberada na onda R, ou seja, no período refratário. […]

  • Actigrafia: para que serve?

    O sono é um processo ativo onde ocorrem diversos eventos fisiológicos, como redução da frequência respiratória, da frequência cardíaca e do tônus muscular, além de alterações na liberação hormonal e na termorregulação, contribuindo para a restauração de processos fisiológicos, a consolidação da memória e a regulação circadiana.   A actigrafia é um método não-invasivo e […]


Siga-me no Facebook

Curta a página do Dr. Mauro Passos